Entenda como funciona o ENEM


Quando se chega no Ensino Médio é normal começar a pensar no que irá fazer depois que terminar o colégio. A resposta é logo 'Trabalhar', mas para conseguir um bom emprego hoje em dia é fundamental ter no currículo uma Faculdade, da área em que se interessa, mas para isso precisa passar no Vestibular, ou ENEM, dependendo onde desejas estudar.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova, em que, com a sua nota, poderá se inscrever no SISU (Sistema de Seleção Unificada) e dependendo dela [da nota], entrar numa Faculdade Pública OU pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), para faculdades particulares. 

Como funciona o SISU? 
Após realizar a prova do ENEM, abrirá as inscrições para o Sisu. Os alunos deverão se cadastrar, e escolher o curso na universidade em que deseja estudar [Lembrando que não são todas as instituições que aceitam esse exame como método de avaliação. Algumas universidades se utilizam de um Vestibular próprio). 
O candidato poderá mudar o curso várias vezes, valendo apenas a última inscrição.
Por exemplo, no primeiro dia determinadas pessoas se cadastram num curso, de uma universidade. Ali, no final, vai ser determinada a nota de corte, que nada mais é que a nota preenchida na última vaga do curso. As pessoas que ficaram fora dessa seleção, poderá no dia seguinte escolher outro curso para se inscrever, ou até o mesmo, já que a nota de corte pode ser outra. A seleção valerá apenas no último dia, que será definido as listas oficiais da matrícula. 
Haverá outras chamadas, de acordo com o número de candidatos que não forem efetivar a matrícula no tempo estipulado. 

Como funciona a prova do ENEM?
Geralmente em Maio é aberta as inscrições para a prova, e no final do ano (normalmente em Outubro) ocorrerá a prova. 
Os participantes cadastrados receberão uma carta informando o local e a data da prova, que acontecerão em 2 dias seguidos. 
São 4 matérias a serem avaliadas: 
- Ciências da natureza e suas tecnologias 
- Ciências Humanas e suas tecnologias
- Matemáticas e suas tecnologias
- Linguagens, códigos e suas tecnologias
No primeiro dia, haverá 90 questões, 45 para cada matéria do dia (Ciências Humanas, e Ciências da Natureza). O tempo para realizar a prova atualmente é de 4h30m. 
No segundo dia, são as matérias restantes (Matemática e suas tecnologias, e Linguagens, códigos e suas tecnologias), mais a redação! São 45 questões para cada matéria. O tempo de prova é de 5h30m. 
As questões são divididas em níveis "fácil, médio e difícil" por isso não há um valor exato para cada questão. 
As 45 questões de cada matéria vão de 0 a 1000 pontos, assim como a redação. 

Detalhe: Com a nota do Enem, você poderá obter o Certificado do Ensino médio, caso ainda não tenha terminado, mas é necessário que tenha no mínimo 18 anos completo até a data de inscrição. Para conseguir, basta obter mais de 450 pontos em cada matéria, e mais de 500 na redação. 

Taxa de Inscrição:
A taxa de inscrição para esse ano de 2014 é de R$ 35,00.
Estudantes estão isentos da taxa, e pessoas que não tem condições podem recorrer, pedindo também a isenção.
Saiba como, aqui.

Datas de Inscrição para 2014:
12 de Maio à 26 de maio. 


Mais detalhes:

Postar um comentário

0 Comentários