Comentando "Hábitos Atômicos" de James Clear - Parte 1

Cada pessoa tem sua maneira de aprender coisas novas e se motivar, pode ser com vídeos do Youtube, ouvindo Podcasts, lendo conteúdo na internet, lendo livros.

Para quem gosta de livros, venho com uma sugestão.

Ultimamente estou tentando melhorar os meus hábitos, como sabem, então escolhi um livro que acreditei ser "fácil" de ler, até porque vejo muitas pessoas sugerindo ele, lendo ele, enfim, Hábitos Atômicos. A ideia é que depois dele eu volte para outros que comecei e não terminei, e que são realmente muito bons também.

Não é um post com uma resenha completa, pois ainda não terminei a leitura, mas vou compartilhar os pontos interessantes que achei até agora e talvez como penso em aplicar em minhas metas, afinal também sigo no processo de mudar meus hábitos para conseguir ficar mais próxima de quem desejo ser.

Hábitos Atômicos

Livro escrito por James Clear, e como o título sugere, fala sobre hábitos: "Um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus". 

O autor cita as vezes o livro O poder do Hábito, de Charles Duhigg, e diz que sua obra é complementar. O poder do hábito é um dos livros que comecei e não terminei, mas que super vale a pena também.

A premissa do livro é mostrar como pequenos hábitos fazem toda a diferença para realizar grandes mudanças. As vezes pensamos que para alcançar um grande objetivo como, se tornar uma pessoa saudável, conseguir o primeiro milhão ou perder 50 kgs, precisamos fazer mudanças radicais em nossa rotina, coisa que até funciona, mas é muito difícil de manter a longo prazo para a maioria das pessoas, ou o grande objetivo de cara pode desanimar por acharem ser difícil demais. Com pequenas mudanças, uma melhora de 1% todos os dias, tem um efeito eficaz ao longo prazo, funcionando como juros composto. 

Ele dá um exemplo interessante sobre um cubo de gelo numa mesa de uma sala fria. Aos poucos a sala começa a esquentar... 25 graus, 26, 28... o cubo de gelo continua na mesa. 29 graus, 30, 31, e ele continua lá intacto. 32 graus e agora o gelo começa a derreter. O que fez ele derreter foi a diferença de 1º grau? Não, mas sim todo o aumento de temperatura anterior. "Momentos revolucionários são muitas vezes o resultado de várias ações anteriores, que criam o potencial necessário para desencadear uma grande mudança". É assim que funciona o progresso.

Então a ideia é, esqueça as metas e se concentre no sistema, nos métodos que você traçou, nos hábitos que vão fazer você atingir aquele resultado. No momento em que queremos mudar algo, costumamos traçar metas e tentar seguir. Algumas delas vão dar certo e outras vão falhar, porque não olhamos tanto para o sistema que está sendo seguido. Tanto os vencedores quanto os perdedores tinham o mesmo objetivo, então não é ele quem vai te guiar para a vitória.

Até agora o ponto mais interessante que vi foi sobre as camadas de mudança de comportamento, que são, resultados, processos e identidade. Com resultados, é aquele esquema de você pensar no seu objetivo, você quer mudar seus resultados: perder peso, publicar um livro, correr uma maratona. A segunda camada é sobre mudar o sistema, mudar os hábitos para conseguir alcançar os objetivos, ou seja, criar uma rotina de academia, uma dieta a seguir. E a terceira é a mudança de identidade, relacionado à suas crenças, mudar como você se vê, sua autoimagem, julgamento sobre você e os outros.

Ele dá um exemplo bacana. Alguém oferece um cigarro a uma pessoa que decidiu parar de fumar, e ela responde "Não, obrigada, estou tentando parar". Uma outra pessoa em situação igual responde, "Não, obrigada, eu não fumo". A primeira pessoa ainda se considera uma pessoa fumante que está parando, ela pode inclusive ter uma recaída pois está apenas tentando parar. Já a segunda pessoa, não faz mais parte dela fumar. Percebe a diferença?

Quando você se considera algo, você tem um cuidado maior em zelar por aquela imagem. Se você se considera atleta, é mais fácil sair para correr ou treinar nos dias frios e de chuva, pois você é um atleta, aquilo é você, e não apenas uma pessoa que está tentando ter rotinas saudáveis. 

"Ao trabalhar para você, a mudança de identidade é uma força poderosa para o autoaperfeiçoamento. Porém, ao trabalhar contra você, a mudança de identidade é uma maldição". Ele fala das crenças limitantes que as vezes temos sobre nós, como "Não sou uma pessoa diurna" que faz com que continue dormindo 3 horas da manhã e acordando meio dia. "Não sou bom com tecnologia", "Sou horrível em matemática".

Essa parte me pega muito pois de cara identifiquei várias dessas frases que eu falo sobre mim, coisas que eu gostaria muito de mudar para estar mais próxima da pessoa que eu gostaria ser, mas sempre acreditei que estava instrínseco em mim.

Precisamos descobrir quais são os nossos hábitos. James recomenda anotar tudo que fazemos durante o dia, sem julgamentos, como um observador de fora: "De manhã o despertador toca, ela clica em adiar por 10 minutos e volta a dormir. Faz isso pelo menos umas 3 vezes" hahah. Mas a ideia é colocar em forma de lista tudo que faz, e em seguida ao lado de cada hábito, marcar como "+" o que é bom, "-" o que é ruim e "=" o que é neutro. Isso tudo com base no seu objetivo, pois, algumas coisas podem ser bons hábitos para alguns e não para outros, por exemplo, tomar um café da manhã reforçado é bom para quem está tentando ganhar peso, mas não é para quem está tentando perder. Então, com base em suas metas, fazer essas marcações para identificar o que quer retirar e o que deseja melhorar na rotina.

Parei por aqui no livro. 

As lições? Descobrir o tipo de pessoa que eu desejo me tornar para assim traçar minhas metas. Eu já tenho uma boa noção sobre isso, há um tempo atrás enquanto estava bem focada em autoconhecimento (pois descobri que pouco sabia sobre mim), tracei alguns perfis e qualidades de pessoas que admiro para me espelhar, posso falar sobre isso algum dia.

O segundo passo é descobrir meus hábitos para poder escolher o que manter e o que eu desejo retirar.

Ao longo da leitura vou trazendo mais informações até o final do livro. E embora, como dito, não seja um post de resenha completa do livro, ainda sim é uma recomendação, pois cada passagem que citei é falado com detalhes, de forma que com certeza vai ajudar você entender melhor sobre os hábitos, como são formados e como mudá-los para te ajudar chegar em seu objetivo. Então recomendo demais mesmo!

Postar um comentário

0 Comentários